terça-feira, 6 de novembro de 2007

SEU ALUNO

ALUNOS TRANSFERIDOS
COMO INTEGRA-LOS ?

''Tenho novos estudantes que vieram de outras escolas. O que faço para entrosá-los com os demais?''
Receber e entrosar alunos transferidos é um dos desafios do início do ano. Além de receber uma turma nova — caso não tenha acompanhado a classe de um ano para outro —, você precisa integrar ao grupo crianças que vieram de outras unidades, outros bairros, outras cidades.
Os motivos da transferência podem ser vários — pais que trocaram de emprego, saída da rede particular para a pública (e vice-e-versa), mudança de residência — e são um bom início para uma dinâmica de socialização. Peça que cada um se apresente aos demais colegas dizendo o nome e o local onde mora. Nesse momento, os novos podem descrever a ex-escola e coisas curiosas que viveram no tempo em que estiveram lá. Também é importante abrir a possibilidade de os veteranos contarem um pouco sobre a escola em que estão para "preparar" os colegas.
A Escola Estadual Buenos Aires, em São Paulo, costuma brindar os novatos com uma faixa no portão de entrada, apresentando uma frase de boas-vindas. "Apesar de não ser uma mensagem personalizada, essa atitude mostra que a escola sabe da existência deles e está preparada para recebê-los", explica a coordenadora pedagógica Jurema de Souza. Outro hábito da Buenos Aires é aproveitar os períodos de intervalo com atividades integradoras, geralmente ligadas à música. "Escolhemos as canções preferidas da garotada e as tocamos. Todos acabam se juntando para cantar e dançar", conta Jurema.
A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Davino Tenório, de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, Maria Jaqueline Paes de Carvalho, ressalta que o mais importante é a direção orientar a equipe docente e os funcionários. Assim, a construção de um ambiente onde todos se sintam à vontade deve ser uma responsabilidade compartilhada. Se depois dos primeiros dias você perceber que alguns não se enturmaram, procure a direção ou a coordenação pedagógica, que poderão ajudar a planejar e a executar diferentes atividades integradoras.
Como ajudar o estudante
Prepare mensagens de boas-vindas, dispostas em faixas ou cartazes espalhados pela escola.
Promova atividades cooperativas, como a gincana.
No caso de alunos que apresentem comportamento mais tímido, escolha atividades que respeitem o ritmo do novato.
Nos intervalos entre as aulas, coloque para tocar no pátio músicas da preferência da turma.

Bibliografia : Revista Nova Escola março de 2004

Nenhum comentário: