terça-feira, 6 de novembro de 2007

SALA DE AULA

DICAS PARA USO DA TV E VÍDEO EM SALA DE AULA

COMO VER O VÍDEO

Antes da exibição
. Informar somente aspectos gerais do vídeo (autor, duração, prêmios...). Não interpretar antes da exibição, não pré-julgar (para que cada um possa fazer a sua leitura).. Checar o vídeo antes. Conhecê-lo. Ver a qualidade da cópia. Deixá-lo no ponto antes da exibição. Zerar a numeração (apertar a tecla resset). Apertar também a tecla "memory" para voltar ao ponto desejado. .Checar o som (volume), o canal de exibição (3 ou 4), o tracking (a regulagem de gravação), o sistema (NTSC ou PAL-M).
Durante a exibição
. Anotar as cenas mais importantes.. Se for necessário (para regulagem ou fazer um rápido comentário) apertar o pause ou still, sem demorar muito nele, porque danifica a fita.. Observar as reações do grupo.
Depois da exibição
. Voltar a fita ao começo (resset/memory). Re-ver as cenas mais importantes ou difíceis. Se o vídeo é complexo, exibi-lo uma segunda vez, chamando a atenção para determinadas cenas, para a trilha musical, diálogos, situações.. Passar quadro a quadro as imagens mais significativas.. Observar o som, a música, os efeitos, as frases mais importantes.Proponho alguns caminhos -entre muitos possíveis- para a análise do vídeo em classe.

DINÂMICAS DE ANÁLISE

Análise em conjunto
O professor exibe as cenas mais importantes e as comenta junto com os alunos, a partir do que estes destacam ou perguntam. É uma conversa sobre o vídeo, com o professor como moderador.
O professor não deve se o primeiro a dar a sua opinião, principalmente em matérias controvertidas, nem monopolizar a discussão, mas tampouco deve ficar encima do muro. Deve posicionar-se, depois dos alunos, trabalhando sempre dois planos: o ideal e o real; o que deveria ser (modelo ideal) e o que costuma ser (modelo real).
Análise globalizante
Fazer, depois da exibição, estas quatro perguntas:- Aspectos positivos do vídeo- Aspectos negativos-Idéias principais que passa-O que vocês mudariam neste vídeoSe houver tempo, essas perguntas serão respondidas primeiro em grupos menores e depois relatadas/escritas no plenário. O professor e os alunos destacam as coincidências e divergências. O professor faz a síntese final, devolvendo ao grupo as leituras predominantes (onde se expressam valores, que mostram como o grupo é).
Análise Concentrada
Escolher, depois da exibição, uma ou das cenas marcantes. Revê-las uma ou mais vezes. Perguntar (oralmente o por escrito):- O que chama mais a atenção (imagem/som/palavra)- O que dizem as cenas (significados)- Conseqüências, aplicações (para a nossa vida, para o grupo).
Análise "funcional"
Antes da exibição, escolher algumas funções ou tarefas (desenvolvidas por vários alunos): - o contador de cenas (descrição sumária, por um ou mais alunos)- anotar as palavras-chave- anotar as imagens mais significativas- caracterização dos personagens- música e efeitos- mudanças acontecidas no vídeo (do começo até o final).
Depois da exibição, cada aluno fala e o resultado é colocado no quadro negro ou flanelógrafo. A partir do quadro, o professor completa com os alunos as informações, relaciona os dados, questiona as soluções apresentadas.
Análise da linguagem
- Que história é contada (reconstrução da história)- Como é contada essa história . o que lhe chamou a atenção visualmente. o que destacaria nos diálogos e na música- Que idéias passa claramente o programa (o que diz claramente esta história). O que contam e representam os personagens. Modelo de sociedade apresentado- Ideologia do programa. Mensagens não questionadas (pressupostos ou hipóteses aceitos de antemão, sem discussão).. Valores afirmados e negados pelo programa (como são apresentados a justiça, o trabalho, o amor, o mundo). Como cada participante julga esses valores (concordânciase discordâncias nos sistemas de valores envolvidos). A partir de onde cada um de nós julga a história.
Completar o vídeo
. Exibe-se um vídeo até um determinado ponto.. Os alunos desenvolvem, em grupos, um final próprio e justificam o porquê da escolha.. Exibe-se o final do vídeo. Comparam-se os finais propostos e o professor manifesta também a sua opinião.
Modificar o vídeo
. Os alunos procuram vídeos e outros materiais audiovisuais sobre um determinado assunto.. Modificam, adaptam, editam, narram, sonorizam diferentemente..Criam um novo material adaptado a sua realidade, a sua sensibilidade.
Vídeo produção
.Contar em vídeo um determinado assunto.Pesquisa em jornais, revistas, entrevistas com pessoas.. Elaboração do roteiro, gravação, edição, sonorização. . Exibição em classe e/ou em circuito interno.. Comentários positivos e negativos. A diferença entre a intenção e o resultado obtido.
Vídeo espelho
A câmera registra pessoas ou grupos e depois se observa o resultado com comentários de cada um sobre seu desempenho e sobre o dos outros. O professor olha seu desempenho, comenta e ouve os comentários dos outros.

OUTRAS DINÂMICAS INTERESSANTES:

- Dramatizar situações importantes do vídeo assistido e discuti-las comparativamente. Usar a representação, o teatro como meio de expressão do que o vídeo mostrou, adaptando-o à realidade dos alunos.
Um exemplo: -Alguns alunos escolhem personagens de um vídeo e os representam adaptando-os a sua realidade. Depois comparam-se os personagens do vídeo e os da representação, a história do vídeo com a adaptada pelos alunos. - Adaptar o vídeo ao grupo: Contar -oralmente, por escrito ou audiovisualmente- situações nossas próximas às mostradas no vídeo. - Desenhar uma tela de televisão e colocar o que mais impressionou os alunos. O professor exibe num mural os desenhos e todos comentarão as coincidências principais e o seu significado. - Comparar - principalmente em aulas de literatura portuguesa ou estrangeira- um vídeo baseado em uma obra literária com o texto original. Destacar os pontos fortes e fracos do livro e da adaptação audiovisual.

Bibliografia : José Manuel Moran. Especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância .
Artigo publicado na revista Comunicação e Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, jan/abr de 1995
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